sábado, 13 de dezembro de 2008

Dezembro - Águas e Manchetes do Natal

Basílica de São Pedro recebe árvore de Natal de 33 metros - foto: AFP
Foto: Baía Guajará - PA

Foto: Ibirapuera - São Paulo
Das dores do mundo quem me diz... Você!
- As duras aventuras vêm na fúria das águas,
- Vêm do céu, vêm dos mares, - vê teus olhos!

Sôbolo os rios em desalinhos, sôbolo as montanhas e
Desfolhadas deslizam em águas barrentas teus rivais.
Vale do planeta d’Amazônia do Solimões, Rio Negro,
Amazonas Tapajós verde da esperança, baía Guajará.

Do Capibaribe, do São Francisco bondoso do Paraná,
Do Guaíba, e do Vale do Itajaí vêm os gritos sufocados,
Indefesos, vale da morte das lágrimas dispersas iguais.

Vales do Planeta Prata, o Nilo, Mesopotâmia, Mississipi,
Delta do Ganges, o terror em Taj Mahal vem à discórdia,
Vêm dos homens as intrigas das eras tempo desiguais.

Pois, garanta-se de que o equilíbrio do Universo sempre
Fora e serão sempre os gritos épicos das tuas tragédias.

Uma vez me disseste que nasceste em céus estrelados,
A mesma hora, ao mesmo tempo decorrido azul sereno,
Estrelas-guias vão-se, vem-se o dia natalino e passa-se.

Não me diga também que outro algures semelhantes a ti,
Nesse exato instante, sinta-se tão cristão quanto ordeiro,
Preste-se a desfazer as dores indecentes do teu castigo.

Diga-me Senhor se faltou razão ao bom juízo, porque não
Bradei ao teu perdão, a minha angústia cega corrompida,
Temi à ignorância da expectativa dos tempos dos natais.

Hoje de tão perto e decorrente morte à véspera do Natal!

Sempre foste a razão do meu contentamento e sem final,
Oh Cristo, redentor - mentor das graças aos infiéis desse
Tempo tão triste -distante, vigora a ira das atitudes frias!

In: Verdade - dez 2008


12 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, é uma pena para nós que o Natal não traga somente boas notícias, e que de fato esses meses próximos das boas festas as "aguas" causem muitos prejuízo, tragédias à Vida, sofrimentos para muitos irmãos. Vamos torcer para que a chuvas dê uma trégua, e que esses irmãos recuperem logo a alegria de viver. Feliz Natal!

um abraço.

Anônimo disse...

Meu colega, amigo prof., você tem razão quando diz que o equilíbrio do mundo são as épicas tragédias, sem elas como seria as nossas vidas, ou melhor, o nosso planeta?
Um beijão, boas férias, aí em Belém, me mande notícias...

Anônimo disse...

Charles Chaplin escreveu...

“Pensamos demasiadamente,
Sentimos muito pouco.

Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.

Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.

Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.”

Ainda há tempo de inverter a ordem
Das coisas!

MUITA PAZ NO NATAL E FELIZ 2009!

FERRARI

Anônimo disse...

Meu querido amigo Simão, saio de em férias também esse mês depois do Natal, vou às praias do Nordeste com a família, só espero pegar muito sol... depois te conto das novas... depois que li o seu texto, fiquei preocupado... é muita água caindo do céu... comecei a pedir de São Pedro pra dar um tempo, feche as suas torneiras para não faltar no próximo verão...

grande abraço! FELIZ NATAL!

Anônimo disse...

Caro amigo profess. Simão, BOM NATAL e BOAS FESTAS juntosoped à família!!!

curta bem essas férias...

um abraço.

Anônimo disse...

Meu bom amigo Simão, FELIZ NATAL e próspero ano 2009!

Carla

Anônimo disse...

simao -
Un festoso augurio di Buon Natale e Felice Anno Nuovo a tutti!
Buona fortuna!

Baci,
Anna

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Feliz Natal Professor e um Ano Novo cheio de paz saúde e realizações.
Bela postagem.
Um grande abraço.

Mauro Pereira da Silva disse...

Grande Mestre Simão, mestre dos bons textos, dos bons vinhos, das boas prosas. Boas Festas para você, para a esposa Lúcia e o filho Enzo. Que o milagre da ressurreição do Cristo se repita diariamente em sua vida. Abraço forte do amigo Mauro.

RENATA CORDEIRO disse...

EStou aqui, Simão, par desejar-lhe humildemente Feliz Natal. E também para convidá-lo para a minha ceia realizada no meu Blog Tristão e Isolda:
http://tristoeisolda.blogspot.com
Um abraço,
Renata

Anônimo disse...

Querido irmão agradeço seus sinceros votos, e desejo a voce e todos os seus, muitas felicidades, paz, amor, compreenção, e muita saúde e que em 2009 seus sonhos sejam realizados, sucesso.

beijos... são os meus desejos. Aurea e de todos os meus; tudo de bom, te amo.

Anônimo disse...

Um 2009 muito melhor do que foi 2008. Muita saúde, alegria, amor e acima de tudo, muita PAZ, porque do resto nos conquistamos no nosso dia-a-dia...
obrigado.

Mauro Teles
PrePress - ArteFinal
mteles13@gmail.com
msn • mteles13@msn.com
Mobile • 11 7635-2702
Skype • mauro-prepress