sábado, 27 de junho de 2009

Meu Caro Amigo!

foto de Brasília: um lindo Ipê amarelo no Planalto

foto de Brasília: Congresso Nacional. O "prato virado para cima" é a Câmara dos Deputados.

Olá, meu caro Tristão! É mesmo uma vergonha nacional à medida que cada dia podre do sistema democrático do Brasil é legitimamente mostrado aos seus co-cidadãos, de modo geral, isso é muito bom, pois se não fosse assim, não viveríamos numa democracia, diria semiplena. Entretanto, nesse caso da graxa nem a oposição da Câmara que é a maioria o PSDB, seguido o PMDB e DEM, tentou impedir tal licitação nojenta, esdrúxula porque, na verdade, todos os partidos teriam benefícios, não só mais brilho nos seus caçados gratuitos que recebem como a ajuda de custo como também na oportunidade de cada vez mais aumentar per si a verba graciosa de gabinete a cada um deles. “É realmente uma vergonha”, você tem razão.

De outro modo, hoje estive no cartório de protesto para pedir a certidão negativa da qual interessa à Loja: fiquei também muito triste pelo fato de que uma simples certidão custa R$76,40, uma outra "mais completa" custa ao cidadão R$152,80, para esses custos, cujo interesse do cidadão, constitucionalmente, é gratuito. Contudo, o Município e o Estado fazem questão de não perder a oportunidade de sobrecarregar, a pretexto de quaisquer circunstâncias, o tributo pago pelo cidadão sobre a arte de viver, em semidemocracia.

Meu caro amigo, é uma pena que o abuso de autoridade, a arrogância do poder do Estado, o desrespeito ao cidadão seja um leão faminto, um predador sem escrúpulo. Esteja certo, digno companheiro, de que a sociedade civil brasileira caminha, ainda que esteja engatinhando à Democracia plena, chegará a dias muito melhores. No entanto, infelizmente, é vergonhosamente a farra do boi a céu aberto do Brasil, porque, de algum modo, quem deveria zelar pela cidadania do homem democrático, hipocritamente, faz o contrário: chicoteia-a, humilha-a e denigre a imagem jovem da Democracia brasileira.

Por outro lado, fico um pouco mais feliz por ter essa oportunidade e a iniciativa de liberdade de expressão oportunamente nas imagens da sua sincera mensagem e respeito a sua indignação e protesto. Obs.: Adv. em questão pode ser uma militante sectária.
abraço, simao
In Verdades – junho 2009

Um comentário:

Ricardo Gasgon disse...

Caro Professor:

É impossível varrermos a sujeira produzida por nossos governantes...

Inexistem vassouras suficientes!!!

Abraço.